Vídeos

Making off

Entrevistas

Crônicas

Novidades

Cidadania

Economia

Sustentabilidade

Comportamento

Além do futebol

Trânsito

Vida de bairro

Infraestrutura

Sociedade

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

LEVIR CULPI, DE CURITIBA AO JAPÃO




Por Pietro De Lazzari

Técnico de futebol, escritor e dono de restaurante, Levir Culpi , atual técnico do Atlético-MG, vive grande fase com o Galo nesta edição do Campeonato Brasileiro e comanda, de longe, os empreedimentos na capital paranaense. Aos 62 anos, o curitibano acumula passagens por Atlético-PR, Coritiba e Paraná. Além de Cruzeiro, São Paulo, Palmeiras e Cerezo Osaka, do Japão.

Natural de Curitiba, mas com grande vínculo com os clubes mineiros, principalmente a Raposa e o Galo (clube atual) , Levir encontrou uma maneira diferente de criar raízes na cidade, utilizando sua experiência profissional como base. O treinador é dono de dois restaurantes: “Tempero de Minas e Azuki Sabores do Japão”.

Comida mineira e japonesa, culinárias completamente distintas, mas que viraram uma das paixões do técnico fora do mundo do futebol. Seu prato favorito são vaca atolada e feijão tropeiro. “O Levir gosta muito de comida japonesa também. Ele gosta de quase tudo, mas principalmente de comer bem”, diz Marília Culpi, esposa do treinador.

O interesse pela culinária oriental veio em 2007, após o retorno de Levir ao Japão, quando assinou com o Cerezo Osaka, em sua segunda passagem pelo Oriente. O restaurante completará sete anos no início de 2016.

‘PROIBIDO’

Vitorioso por onde passou, Levir já trabalhou nos três grande clubes de Curitiba, mas não tem o aval da família para retornar a terra natal e comandar um time da capital novamente. “Os torcedores não sabem separar o que é trabalho no futebol com o negócio dos restaurantes”, conta Marília Culpi, que também administra os estabelecimentos.

Apesar de nunca ter sofrido ataques de “torcedores”, ela conta que frequentemente ouve reclamações de clientes por maus resultados obtidos pelo treinador, independentemente do clube que o marido esteja trabalhando.

“UM BURRO COM SORTE?”

Em 170 páginas e mais de 40 anos de carreira, Levir Culpi lançou sua biografia, que fala desde a sua infãncia até o período que viveu no Japão. O evento aconteceu em Curitiba, em julho de 2014.

Com um tom de comédia, Levir conta de onde surgiu o título, que faz uma alusão a um episódio ocorrido em 1992, quando dirigia o Criciúma, de Santa Catarina.

Sem fins lucrativos, toda a arrecadação da biografia com patrocinadores e vendas foi destinada ao Instituto de Pesquisa Pequeno Príncipe, em Curitiba.

FUTURO



Na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, atrás apenas do virtual campeão, Corinthians, o técnico Levir Culpi admitiu o interesse em continuar no Galo Mineiro em 2016. O contrato do treinador termina em dezembro deste ano.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário